top of page
Buscar
  • FENAMI

Ação com apoio da FENAMI aplica mais de 100 vacinas em crianças e adultos

A ação ocorreu no dia 08/10 em Centro do Imigrante do Brás, em São Paulo.


O Centro do Imigrante do Brás promoveu, no dia 08/10, ação de celebração do dia das crianças voltada a comunidade migrante. A Frente Nacional pela Saúde de Migrantes promoveu a articulação com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e a ação contou com a presença de uma equipe de saúde para emissão de Cartão SUS e multivacinação de crianças e adultos dispensando a apresentação de documentos brasileiros.

Bebê é examinado por profissional de saúde na ação do dia 08/10.

Foto: Instituto Omni


A ação garantiu a aplicação de 77 doses de vacinas para atualização de caderneta de crianças com alguma vacina em atraso, além da aplicação de 7 doses de reforço contra a poliomielite em crianças, 22 doses contra a Influenza em crianças e 31 doses contra a Covid-19 em crianças e adultos. No total, foram aplicadas 137 doses de vacinas na ação, que também realizou busca ativa para doenças exantemáticas em 379 imigrantes presentes no evento.


Elizete Perussi, coordenadora do Centro do Imigrante, frisou a importância da ação, em especial para aqueles imigrantes indocumentados: "Ações como a multivacinação auxiliam na inserção dessa população na rede de atenção básica, visto que muitos possuem receio por estarem indocumentados."


A Frente Nacional pela Saúde de Migrantes atua em três eixos principais: a incidência política, o monitoramento por meio do Observatório Saúde e Migração, e a mobilização e provocação do poder público. A organização de ações como a do dia 8 de outubro se inserem no terceiro eixo, e cumprem o propósito de garantir o acesso ao direito à saúde pelas comunidades migrantes, documentadas ou não, por meio da demanda de ações que assegurem a equidade no SUS. Desde a sua criação em 2021, a FENAMI já garantiu a vacinação e a confecção de Cartão SUS com a dispensa de documentos brasileiros para mais de 300 migrantes.


23 visualizações0 comentário
bottom of page